sexta-feira, 28 de março de 2014

Diferença entre via Aferente e Eferente - Sistema Nervoso SNC e SNP

O que é Vias Eferentes e Aferentes - Sistema Nervoso central e periférico 

Aferente vem de Aferir...então é o que traz a informação ao sistema.Eferente Envia a resposta.
 Ex. vc é tocado no braço... seu sistema nervoso detecta através da via aferente...
A resposta ou seja o que volta como no caso da dor um reflexo é por via eferente..SNP, é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído basicamente pelos nervos cranianos e nervos raquidianos.

Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.

É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.


Sistema Nervoso Periférico
O Sistema Nervoso Periférico constitui-se como um sistema de comunicações ligando o sistema nervoso central com os órgãos receptores e os órgãos efetores:

Divide-se em dois subsistemas:

Somático e Autônomo
O sistema somático é responsável pelos movimentos musculares voluntários e pelas comunicações com o sistema nervoso central através dos nervos sensoriais e os nervos motores

O sistema autónomo constitui um mecanismo involuntário de auto-regulação do funcionamento interno do organismo.

A seu cargo ficam o controle dos músculos lisos (envolvidos na digestão ou no ritmo cardíaco, p. ex.), vísceras e glândulas sendo composto por duas divisões complementares e antagónicas afectando a maioria dos órgãos:

Simpático (luta/fuga)
Participa nas resposta do corpo ao stress, excitando e ativando os órgãos necessários a respostas em momentos de tensão

Parassimpático (repouso/digestão)
Atua na conservação das energias do corpo e nas respostas necessárias a períodos de repouso e relaxamento, mantendo o equilíbrio homeostático

5 comentários: