sexta-feira, 4 de abril de 2014

Sistema Somatossensorial

   
O sistema somatossensorial leva informações ao sistema nervoso central (SNC) sobre o estado do corpo e de seu contato com o mundo. Isso é feito por meio de diversos receptores sensoriais que fazem a transdução de energias mecânicas (pressão, alongamentos e vibrações) e térmicas em sinais elétricos. Esses sinais elétricos, chamados potenciais geradores, ocorrem nas extremidades distais dos axônios dos neurônios somatossensoriais de primeira ordem e desencadeiam salvas de potenciais de ação que refletem as informações sobre as características do estímulo. O corpo celular desses neurônios fica localizado na raiz dorsal e nos gânglios dos nervos cranianos.
    
     Um caminho somatossensorial normalmente têm três neurônios longos: primário, secundário e terciário. 


  • Primário: tem sempre seu corpo celular do gânglio da raiz dorsal do nervo espinhal (se na cabeça ou no pescoço, sensação será o gânglio do nervo trigêmeo ou os gânglios de outros nervos cranianos sensoriais). 
  • Secundário: tem seu corpo de célula da medula espinhal ou no tronco cerebral. Axônios de ascendente do neurônio, este irão cruzar (filotaxia) para o lado oposto da medula espinhal ou no tronco cerebral. Os axônios de muitos destes neurônios si encerrar no tálamo, outros terminar no sistema reticular ou cerebelo. 
  • Terciário: possui seu corpo celular na VPN do tálamo e termina com o giro post central do lobo parietal.
Processos:

Processo Periferia 

    O processo periféricos das células ganglionares coalescem para a formar os nervos periféricos. Um nervo puramente sensorial terá, apenas, axônios provenientes de gânglios sensoriais; entretanto, nervos mistos, que inervam os músculos, contêm fibras aferentes (sensoriais) e eferentes (motoras). 

Processo Central

     O processo central do axônio entra na medula pela raiz dorsal, ou, no tronco cerebral, por um nervo craniano. Em geral, o processo central dá origem a diversos ramos que podem fazer sinapse com diversos tipos celulares, incluindo os neurônios de segunda ordem das vias somatossensoriais. 

Cérebro 

     O cérebro recebe informações por meio de um feixe nervoso único, enquanto a informação somatossensorial entra no sistema nervoso central por meio das raízes nervosas dorsais e dos nervos cranianos.

 Referência: Livro Berne & Levy Fisiologia; Autores: Bruce M. Koeppen & Bruce A. Stanton

Nenhum comentário:

Postar um comentário