sexta-feira, 21 de março de 2014

Fluxo do Líquido Cerebrospinal


O tecido macio do encéfalo no líquido cerebrospinal, no interior da caixa óssea do crânio. O líquido cerebrospinal é claro e renovado de quatro a cinco vezes por dia. Ele contém proteínas e glicose que provêem energia para o funcionamento das células encefálicas, bem como linfócitos, que protegem contra infecções. O líquido cerebrospinal protege e nutre o encéfalo e a medula espinal enquanto flui ao seu redor. O líquido é produzido pelos plexos corióideos nos ventrículos laterais, que desembocam no terceiro ventrículo. Depois, ele flui para o quarto ventrículo, situado à frente do cerebelo. A circulação do líquido é auxiliada pela pulsação as artérias encefálicas.


  1. Local de produção de líquido (plexos corióideos): O líquidoReferência: O Livro do Corpo Humano ; Autor: Steve Parker cerebrospinal encontrado nos ventrículos encefálicos é produzido em grupamentos de capilares de parede fina, conhecidos como plexos corióideos. Esses capilares revestem as paredes dos ventrículos.
  2. Direção do fluxo: O líquido se move dos ventrículos laterais do cérebro para o terceiro e quarto ventrículos. Depois, ele flui para cima pela parte posterior do encéfalo, para baixo em torno da medula espinal e para a frente do encéfalo.
  3. Circulação em torno da medula espinal: Auxiliado pelos movimentos as vértebras, o líquido cerebrospinal flui para baixo ao longo da parte posterior da medula espinal e no canal central e depois retorna para cima ao londo da parte anterior da medula espinal.
  4. Local de reabsorção (granulações aracnóideas): Após circular em torno do encéfalo, o líquido cerebrospinal é reabsorvido pelo sangue através de estruturas conhecidas como granulações aracnóideas, que são projeções da aracnóide-máter no grande seio venoso sagital.

 

      Referência: O Livro do Corpo Humano; Autor: Steve Parker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário